O NEPPA


Quem somos nós?
Que nos encontramos
num trem chamado história.

Quem é este povo
Que macha  e deixa no chão
As pagadas de quem ousa sonhar.

Quem são estes
 que agora entoam
Gritos de ordem
E fazem nascer a esperança.

Quem são estes
Que jogam e dançam
E, ao som do berimbau
Resgatam a ancestralidade negra.

Quem são estes
Que dançam toré na faculdade
Que assumem a bandeira da liberdade,
Abraçam e se beijam
Se reconhecem no outro
E ombro a ombro
funde-se com a base.

Quem são estes
Que teorizam e praticam
Praticam e teorizam
São porta-bandeiras da revolução
Síntese da luta histórica
Filhos da organização do povo
Então estes, somos nós !
Lutadores/as do povo
Que nos encontramos
Num  dos vagões da história
Então estes, somos nós!

Juventude militante
Povo sonhador
construtor de uma nova realidade
Então estes, somos nós!

Não, não somos vanguarda
Agimos nas demandas concretas
Nos moldamos na luta
Pela luta
Então estes, somos nos !

Não ha como nos definir
Somos povo organizados
Pais e mães da revolução
Força, sonho, sangue e suor

Do dia que vai nascer.

(José Neto Chagas).

O NEPPA – Núcleo de estudos e Práticas em Políticas Agrárias é uma organização política de assessoria popular a movimentos sociais que vem atuando na esquerda baiana desde o 1º semestre de 2006. Nosso Objetivo Estratégico é a Construção do PODER POPULAR. Acreditamos que o mesmo se dá, principalmente, com a auto-organização da classe trabalhadora a partir da tomada dos meios de produção da vida e da criação de novas sociabilidades que apontem para além do capital, sendo essa nossa referência na construção da sociedade anti-capitalista.


O NEPPA é uma organização que tem como princípio a horizontalidade e por isso não tem coordenação ou direção, todavia tem lideranças que vão surgindo no concurso do processo da luta do povo. É um coletivo anti-capitalista, anti-machista, anti-racista e não está vinculado a partidos de esquerda, embora esteja aberto para o diálogo com todos.

Atualmente o NEPPA é composto por estudantes e profissionais que se formaram e vem fazendo Trabalho de Base em seis comunidade do MST Bahia, neste ano de 2013 estamos começando a desenvolver atividades com o MSTB (Movimento Sem Teto da Bahia). As atividades têm por base desenvolver o processo de transição agroecológica socialmente justa, ambientalmente sustentável e economicamente viável. Ao lado disso, procuramos trabalhar nas outras esferas das relações sociais, como educação, formação política, relações de gênero e juventude.


Também construímos a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, pois entendemos que precisamos denunciar para a sociedade os malefícios que os agroquímicos trazem a natureza, à saúde humana e a libertação da nossa economia em relação ao imperialismo e anunciar que o modelo de desenvolvimento do campo que deve alimentar o povo brasileiro deve está apoiado na agroecologia.


Desenvolvemos há 7 anos o EIVI-Ba (Estágio de Vivência e Intervenção em Áreas de Reforma Agrária), ferramenta que tem o caráter de INTERVENÇÃO porque o NEPPA desenvolve um trabalho de base durante todo o ano nas comunidades.


O EIVI é hoje um instrumento que consiste num estágio onde estudantes e militantes vivenciam, experienciam e constroem ombro à ombro com a classe trabalhadora do campo baiano uma nova realidade. O Estágio é um excelente espaço de formação política de educadores e educadoras populares; de vivência de relações sociais anti-capitalista; de socialização para militantes e organizações do nosso método de trabalho de base; e de qualificação dos trabalhos que fazemos nas comunidades.


  1. VERDE: Somos um coletivo que acredita na produção agroecológica, porque mudando hoje as relações de produção entre as pessoas e com a natureza, o amanhã será de esperança;
  2. ROXO: Somos um coletivo Antimachista porque acreditamos que a luta contra o patriarcado e contra o machismo é pilar à uma sociedade liberta das opressões;
  3. PRETO: Somos um coletivo antirracista porque acreditamos que a luta contra a opressão do povo negro é pilar à construção de uma sociedade sem opresões;
  4. VERMELHO: Somos um coletivo de Esquerda e anticapitalista que se coloca ao lado dos trabalhadores e das trabalhadoras, ombro à ombro, por uma outra sociedade mais justa e humana.
  5. SIMBOLO DO PODER POPULAR: O Punho fechado representa o objetivo maior do nosso coletivo que é a construção de um outro poder, o Poder Popular!
  6. A POSIÇÃO HORIZONTAL DO SÍMBOLO: Somos um coletivo horizontal sem dirigentes nem dirigidos, com lideranças que surgem naturalmente no processo concreto da luta do povo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.